gumbe.com Forum Index gumbe.com
O Ponto de Encontro dos Guineenses!

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Jornalista guineense Waldir Araújo lança "Admirável Dia

Post new topic   Reply to topic    gumbe.com Forum Index -> Literatura
View previous topic :: View next topic  
Author Message
gumbe07
Site Admin

PostPosted: Wed Mar 19, 2008 10:22 am    Post subject: Jornalista guineense Waldir Araújo lança "Admirável Dia Reply with quote

Guiné-Bissau/Cultura: Jornalista guineense Waldir Araújo lança "Admirável Diamante Bruto"

Lisboa, 14 Mar (Lusa) - O jornalista guineense Waldir Araújo lançou hoje a sua primeira obra, intitulada "Admirável Diamante Bruto", uma compilação de 14 contos sobre a forma como vê e revê o imaginário da Guiné-Bissau, de onde emigrou para Portugal em 1985.

A obra, lançada na casa Fernando Pessoa, em Lisboa, foi apresentada pelo poeta e jornalista guineense António Soares Lopes (Tony Tcheka) e é prefaciada pelo jovem escritor angolano Ondjaki, que salienta que "Admirável Diamante Bruto e Outros Contos", obra da Livro do Dia Editores, contém "um fino humor e uma séria ironia".

"A retratação social é bem conseguida porque não vai além dos limites da delicadeza e do espaço adequado ao tempo do que é contado. Os malandros refinados passeiam-se por Bissau ou por Lisboa e as cartas de amor fazem uma aparição certeira", sustenta Ondjaki sobre a escrita do autor que é jornalista desde 1996 e está na RDPÁfrica desde 2001.

"Parece-me que nasceu aqui um importante, simpático e arejado livro de contos", defende Ondjaki, destacando os contos em que surgem o "eloquente Admirável Diamante Bruto", nome profissional de um jogador de futebol que sonha em ser reconhecido em todo o mundo, a "requintada Domingas Adianga", o "temível Carlos Nhambréne", o "amoroso Mimito Adão" e o "galego Maurizio Santiago".

Em declarações à Agência Lusa, Waldir Araújo sublinhou que a sua escrita "vem da realidade" adjacente à Guiné-Bissau, onde qualquer história singular, afirma, "tem sempre algo de mágico e de fora do comum".

"Lembro-me de que cresci num meio rodeado de figuras que davam interessantes personagens de livros. Situações de vida que, com uma pequena dose de criatividade, tornam-se em ficções memoráveis. A realidade guineense é rica em fantasia e eu costumo apontar no meu caderninho situações aparentemente banais, nas quais trabalho depois", afirmou o autor, de 36 anos.

Para o autor, o livro foi também "uma forma de exorcizar as saudades" da sua terra, razão pela qual, enquanto se mantiver ausente, as matará através da escrita.

Natural de Bissau, onde nasceu a 14 de Julho de 1971, Waldir Araújo adiantou que a obra constitui "o primeiro exercício público de vários ensaios privados".

"Já escrevo há algum tempo, mas só agora avancei porque a escrita é algo muito sério, que requer muita dedicação e método. Quero dar esses primeiros passos humilde e seguramente, sem pressa, porque não tenho dúvidas que este livro é apenas o começo", acrescentou.

Segundo o autor, a primeira vez que veio para Portugal, onde viria a ficar, foi em 1985, graças a um prémio literário ganho num concurso organizado pelo Centro Cultural Português, em Bissau, com um texto sobre a História de Portugal.

Já em definitivo em Portugal, Waldir Araújo formou-se em Direito, não tendo posto de parte a actividade literária, publicando, de forma regular, prosas e poemas em sites culturais portugueses, brasileiros e africanos.

Em 2004, o Centro Nacional de Cultura português atribuiu-lhe uma bolsa de criação literária, o que lhe proporcionou uma investigação de vários meses junto da comunidade de os "Rabelados", na ilha de Santiago, em Cabo Verde.

"Um dos meus grandes desejos é conseguir apresentar este livro em Bissau, minha cidade natal. O Centro Cultural Português em Bissau garantiu já a promoção e apresentação da obra. Mas faltam outros apoios para tornar esse desejo possível", concluiu Waldir Araújo.

JSD.
Lusa/Fim
==================
Comentários de Waldir em jeito de resposta a um colega Jornalista:

Eu éscrevo há já alguns anos. Aliás, a primeira vez que vim a Portugal, foi graças a um prémio literário que ganhei no Centro Cultural Português, em Bissau, em 1985. Tratava-se de um texto literário sobre a história de Portugal.

A motivação para a escrita vem da realidade do meu país. Do meio onde cresci, onde qualquer história singular tem sempre algo de mágico, de fora de comum. Lembro-me que cresci num meio rodeado de figuras que davam interessantes personagens de livros. Situações de vida que, com uma pequena dose de criatividade, tornam-se em ficções memoráveis. A realidade guineense é rica em fantasia e eu costumo apontar no meu caderninho situações aparentemente banais nos quais trabalho depois.

Este é o primeiro exercício público de vários ensaios privados. Como disse já escrevo há algum tempo, mas só agora avancei porque a escrita é algo muito sério que requer muita dedicação e método. Quero dar esses primeiros passos humilde e seguramente, sem pressa, porque não tenho dúvidas que este livro é apenas o começo.

Um dos meus grandes desejos é conseguir apresentar este livro em Bissau, minha cidade natal. O Centro Cultural Português em Bissau garantiu já a promoção e apresentação da obra, faltam outros apoios para tornar esse desejo possível. Este livro é também umaforma de exorcisar as saudades da minha terra. Sei que voltarei um dia, enquanto issso não acontecer, matarei a saudade através da escrita.
---- ----

Abraços,
Waldir

===============
Umaro Djau
www.gumbe.com
www.afrowave.com
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Post new topic   Reply to topic    gumbe.com Forum Index -> Literatura All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum